Coisas que mais ninguém sabe

segunda-feira

19 pré-Carnaval


Não adoram quando encontram algo que andavam à procura há uma porrada de tempo? E o mais giro é que já tinha deixado de procurar... Bem, eu encontrei o meu relógio. Um simples relógio. Está bem, é uma imitação rasca e depois? Andava perdido debaixo da minha cama e eu queria-o. E o meu irmão achou-o! Ora, isto leva-nos à palavra do dia, vernáculo:

adjectivo, nacional; próprio do país ou região a que pertence;
figurativo, genuíno, correcto e puro, no falar e no escrever; diz-se da linguagem isenta de barbarismos;
substantivo masculino, o idioma próprio do país; a linguagem correcta e pura.


Três Respostas Inteligentes, a Perguntas Estúpidas:
Uma pessoa entra numa sala e vê um monte de beatas num cinzeiro na secretária de outra pessoa. Pergunta: "Você fumou isso tudo?". Resposta: "Não, compro-os já pré-fumados!".

Durante uma aula sobre histórias d'Os Lusíadas, o professor tinha acabado de narrar uma história qualquer. Um aluno vira-se, pergunta: "Isso é d'Os Lusíadas?" Resposta: "Não, acabei de inventar agora...".

Uma pessoa vê um amigo no refeitório com o tabuleiro na mão, na fila para o almoço. Vem ter com ele e, inevitavelmente, pergunta: "Tão, vais almoçar?". Resposta: "Não, vim arranjar o cabelo!".


A primeira tirei de um filme. A segunda confesso que o aluno fui eu. Ainda por cima, acho que foi num dia em que gozei com perguntas estúpidas. Acho que mereci tal resposta. Pequenas estranhas coincidências...

Bem, hoje é véspera de Carnaval. Convidaram-me para uma festa amanhã. Também nunca liguei ao Carnaval. Talvez porque na primária os meus fatos nunca terem chamado a devida atenção. Lembro-me de uma vez, há muito muito tempo, em que fui mascarado de mecânico. Um fato-macaco velho, sujo e roto. Uma chave-inglesa, com óleo. A cara e os dedos também sujos. Bem, se não fosse pela chave-inglesa pareceria um dia normal. Não, estou a gozar. Estava bastante original até. Tanto quanto sei, mais ninguém se lembrou de ir de mecânico. Aliás, no meio de todos aqueles cowboys, zorros, vampiros e heróis da altura, eu era o único tipo capaz de arranjar o coche imaginário das cinderelas que por lá andavam. E, acreditem ou não, soube-me bem quando mo pediram para o fazer. Aqueles curtíssimos cinco segundos, ficaram gravados aqui dentro até hoje. Quem diria...

sábado

17 de Febre..eiro


E eis que surge, vindo do nada, por entre o nevoeiro, que nem D. Sebastião... Pois é, isso já mais parecia uma imensa névoa de posts aos quais eu nunca mais cá vinha e, enquanto isso, comentários com lixo (da Internet) brotavam do chão que nem cogumelos. Hoje opus-me e apaguei isso tudo. Sempre serviu para ler coisas antigas. Deu para me rir um bocado com certos textos que já escrevi. Qualquer dia faço um apanhado dos melhores posts. Qualquer dia...
Hoje, ainda na letra 'V', tenho especialmente para vocês, vergalho:
substantivo masculino, membro viril do boi ou do cavalo, depois de cortado e seco; azorrague feito desse membro; chicote; azorrague;
popular, velhaco; tratante; patife.


Bem, vou ser sincero e confesso que se não fosse uma conversa de autocarro (tive quase para por camioneta, mas acho que começo a perceber a diferença - lol) não sei quando é que voltava cá. Pena não ter gravado a conversa que estávamos a ter, e em voz alta devo dizer. Reparei em pelo menos mais umas duas pessoas no autocarro que se estavam a rir com o que dizíamos.

Falávamos de como é que tanta gente consegue celebrar um dia em que decapitaram um bispo. 14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Não!! Dia em que decapitaram o Valentine. Ora, merece que celebremos! O gajo ajudava a casar casais em segredo, para eles não se alistarem. Cortaram-lhe a cabeça. Agora toca a comemorar isso, não é?... E mais, esta quarta-feira não era dia dos namorados. Era dia de o Benfica jogar para a Taça UEFA. E em casa! O estádio estava cheio... "Pá, primeiro o Benfica. Se ganhar, depois logo se vê..." Ou então, "Querida, este ano vamos fazer algo único no dia dos namorados!" "Sim, o quê querido?" "Vamos ao Estádio da Luz ver o Benfica. E é Taça UEFA, ah pois é!" Não vejo mesmo melhor prenda... "Ah, e como jantar romântico, vamos ao McDonald's".

Sempre fizemos rir as pessoas que nos ouviam. Mas epah, a verdade é que hoje em dia quando vemos um rapaz com flores na mão, das três, uma: ou é dia da Mulher, ou é dia dos Namorados, ou já fez merda! Eu já senti na pele a descriminação, os olhares e risinhos para as amigas do lado, por andar com flores na mão em plena rua e autocarros de Lisboa. Qualquer pessoa te vai olhar de lado se fores rapaz e andares com flores debaixo do braço. Acredita! A primeira coisa que pensa é "Coitado, já estás! Já foste! Já fizeste merda!"


Bem, isto hoje já está grande. Deixo umas Respostas Inteligentes a Perguntas Estúpidas que aqui tinha, para o próximo post. Mas vou tentar que seja para breve.