Coisas que mais ninguém sabe

quarta-feira

18 dum belo dia... Para ficar em casa...


Palavra do dia: "iotacismo".
do Latim iotacismu < Grego iotakismós
substantivo masculino, abuso do emprego do som i; confusão que resulta do emprego arbitrário do i pelo j ou vice-versa; dificuldade em pronunciar o j ou o g.


Okay... Que raio de palavra do dia... E também, que raio de dia... O Futebol move realmente multidões. Aquela simples pessoa na paragem, a quem geralmente nunca dizemos nada, a não ser um eventual "Boa tarde" como resposta a um trato inicial, para não sermos considerados mal-educados, torna-se de repente um amigo de longa data, se partilhar a mesma preferência clubista num dia de jogo importante do clube. Num dia "normal", não seria dita uma única palavra, mas, se alguém estiver de cascol ou de bandeira em punho do nosso clube, a conversa parece que surge naturalmente sobre esse tema: Futebol. Como exemplo, tenho o dia de hoje. Uma pessoa que não me conhecia de lado nenhum (nem eu a ela) mas que tinha uma bandeira do Sporting a cobrir as costas na paragem do autocarro. Entro no mesmo e vejo na parte de trás alguém conhecido. A pessoa da bandeira ia à minha frente e também foi lá para trás. Como não podia deixar de ser, após os cumprimentos normais aos meus amigos que a sociedade assim o exige, o tema do jogo de hoje vem à baila e a minha amiga pergunta-me se sou do Benfica. Respondo "Benfica?!?! A que horas?!?! Sou do SPORTING pá!!!" e, a tal pessoa da bandeira que ouviu a conversa, estende a sua bandeira para mim, dizendo "Só por causa disso, deixo-te segurar aqui a bandeira! Sporting!!!". Eu respondi-lhe "Ah ah! Sporting!!!" pondo-a mesmo em frente à cara da minha amiga benfiquista, acrescentando para a tal pessoa que "Também tenho lá uma em casa!". Depois disto, a pessoa da bandeira não voltou a dizer mais nada... Até chegar a meio da viagem e, quando ia a sair, parou perto de mim, estendeu-me a mão a pedir o famoso "passou-bem" e disse "Fica bem. Temos de ganhar hoje...". Eu apertei-lhe a mão, respondendo "Vá, fica... E vamos ganhar, vais ver...". Bem, não ganhámos, mas o curioso é que nunca tínhamos falado. Nunca sequer o tinha visto, apesar de termos entrado na mesma paragem. Nem faço sequer a mínima ideia se é lá do "bairro"... A única coisa que tínhamos em comum era o clube. E apenas isso serviu, de alguma maneira, para que nos tratássemos como se fôssemos amigos. Há algo de mágico neste desporto, não?

Claro que depois também há situações opostas. Amigos que temos, do clube rival, gozarem connosco (especialmente porque perdemos na Final). Mas, o mais curioso (se lhe quisermos chamar curioso...), é que são capazes de gozar "connosco" gritando pela equipa que nos derrotou, esquecendo-se (ou parecendo esquecer-se) que foi essa equipa que os eliminou (aos benfiquistas) desta mesma competição, muito antes da Final. Epá, está bem, perdemos, mas ao menos chegámos à Final. Há honra nisso. Mas parece que vai ser sempre assim. Só que há pessoas às quais não podemos dizer nada quando somos nós a gozar com o clube delas porque ficam extremamente chateados. Mas quando a situação se inverte, aí já sabem gozar à vontade. E depois voltam a ficar chateados se formos gozar quando perderem e que somos os maus da fita por termos gozado, quando já antes se fartaram de gozar. De certeza que conhecessem alguém assim, não conhecem?

Mas enfim, a vida continua para além do futebol. Tenho pena que o meu irmão mais novo tenha ficado triste por não ter visto o seu clube levar a Taça. Ele que se tinha agarrado a esta Taça para levantar a moral da "derrota" do fim-de-semana passado frente ao Benfica (ele e muitos de nós...). E coitado, ainda não foi desta que viu uma Taça p'ró seu Sporting. Mas ainda é novo. Há-de ver muitas (digo eu...) para o seu clube. Quer dizer, pelo menos, esperemos que sim.

4 Comments:

  • Ora bem, n vou entrar aki em discussões sobre futebbol q n nos leva a lado nenhum, exactamente por sermos de clubs diferentes e pior, ferrenhos. Muito antes de saber que o SCP poderia ir à final eu smp disse "Se o SCP conseguir chegar à final, perde...." A pressão é grande, jogam em casa, td bem, mas é smp mta pressão....n se pode dizer tb q as escolhas do Peseiro tenham sido as melhores, mas houve uma série de factores a influenciar o resultado.

    Qt ao gritarmos por um club q eliminou o benfica, nada th a acrescentar, nem q fosse o Figueirence de baixo, eu estava sempre com a outra euqipa, pois vcs (sportiunguistas) a maioria de vcs são anti-slb e assim sendo os benfikistas tornam-se anti-scp, e é triste ouvir algm gritar numa final do seu club (onde mais nada tem a ver), "BOAVISTA" e "SLB É MERDA", axo q vos fica mt bem numa competição assim e assim se vê o q os sportinguistas pensam do benfica...e depois disto tudo ainda queriam que estivéssemos com vcs pq é "portugal"? Eu vi um jogo: scp- CSKA. terie enganada? n vi nenhum portugal-rússia....

    Isto já está enorme! Só th pena q o teu mano realmente n tha tido a felicidade de poder ver o seu club a subir pa receber a Taça, mas se n foir este ano, serão nos próximos, ele q n desista, mm sendo do club q é, cada um tem as suas opiniões ;)

    Alonguei-me demasiado, n foi? :s

    *

    By Anonymous Anónimo, at 00:28  

  • Pois, lá foi derrota! Ao contrário da Benfiquista "comentadora oficial", eu benfiquista assumida tive muita pena que o Sporting perdesse, ainda para mais para os russos (não posso com esta raça, nem um bocado). E afinal de contas era uma equipa portuguesa na final. É que apesar de todas as contrariedades e alguma sorte chegou à final e só por isso já tem os seu mérito.
    Mas foi mt injusto, merecia ter ganho até pq foi a equipa em campo q mais se aplicou e aquele golo q ia sendo mas não foi... São situações do football impensáveis mas q acontecem. Agora como disse o Liedson ..."nós ficamo chateados pela derrota mas bola pra frente!"...
    Contudo tb concordo com a "comentadora" qd diz q a maioria sporting é anti-slb pois ouvi mts dizerem: "Prefiro o Porto ganhar a taça q os benfiquistas!" ora isto não se diz.
    Tenho pena q o mano tenha fica desiludido, mt foram os q ficaram a julgar plas imagens da tv. Qt não choravam?! Deixem lá, para o ano há mais!
    Bjs e fica bem. Manda bjs ao maninho pequeno.
    PP

    By Anonymous Anónimo, at 08:35  

  • Só para responder à (ou ao PP), muito rapidamente, o objectivo do futebol n é jogar bem, é marcar golos. É muito bonito ver-se um jogo cheio de bons passes e boas fintas, mas qm ganha é qm marca....
    E mais, fikei a favor do CSKA desde que ouvi sportinguistas a "meterem" outros clubs ao barulho.
    Mas estamos cá outra vez pro ano, eles q vão de férias descansados ;)

    Até pq...
    O Peseiro é QUASE um bom treinador
    Que QUASE ganhou a UEFA
    Que QUASE ganhou ao Benfica
    E que QUASE ganhou o campeonato....

    cskapou-se a taça....pro ano há mais ;)

    *

    By Anonymous Anónimo, at 20:47  

  • Pois é pois é....só uma coisa...pk é k o scp é k é anti-slb e n a maioria dos benfikistas serem anti-scp e apartir dai nós nos torna-nos anti-slb??(será k m fiz preceber?)
    É vida...era mt bom termos ganho a taça...mas escapou-nos...talvez como no euro 2004 portugal tenha perdido na final...e jogávamos em casa...

    By Anonymous Anónimo, at 19:45  

Enviar um comentário

<< Home