Coisas que mais ninguém sabe

sábado

30 'té q'enfim q'apareço


Bem (lá estou eu a começar frases com a mesma palavra), há já muito que não aparecia por aqui (também não é que tivessem tido saudades minhas...). Tenho tido que fazer mas, ao fim e ao cabo, não se consegue fazer nada de jeito. A palavra de hoje é bonita, é: "fedo".
do Latim foedu
adjectivo, feio.


E pensam vocês "Mas ó Fábio?" ao que eu vos respondo prontamente "Quié?", continuando vocês "Que raio de palavra para por..." com o que eu replico "Mas já viram como é em Latim?". Vocês vão rever e, em tom de espanto, proclamam "E pois é...". Mas isso foi só uma curiosidade das 'F' words. Já agora, digo aqui a solução da adivinha de ontem (cof cof cof): "a barba". Para amanhã (se não chover) fica (enquanto não vejo umas rubricas novas que me têm sugerido...): "Qual é o pronome, cujo plural não termina em 's'?".

Mudando drasticamente de assunto, conto-vos uma coisa que me aconteceu hoje, Sábado, quando saí de casa por volta das 11 horas. Mal ponho o pé fora da porta da rua, oiço algures lá de cima a exacta frase (mais coisa menos coisa, se a memória não me pregar partidas...): "Então o velho enforcou-se lá na varanda, sozinho... Teve aí a ambulância às tantas da noite...". Noutra voz (a de uma vizinha minha): "Então mas foi aquele que estava aí a ambulância todas as noites? Para estar assim também... Mas enforcou-se?". A voz anterior: "Foi. Foi encontrado com uma corda à volta do pescoço. Prendeu-a lá na varanda...". E fui-me embora, a olhar para cima para donde vinha a conversa, meio confuso com tudo o que se tinha passado na madrugada de hoje. Minutos mais tarde, na paragem, oiço um um vizinho meu também (pura coincidência) a falar com alguém (provavelmente lá da rua também, mas não faço ideia de quem fosse) que estava também na paragem, sobre o tal velho do prédio em frente ao do "não-sei-quem", que se tinha enforcado ontem. O senhor da paragem desconhecia tal ocorrência (eu também só sabia há minutos...) e essa notícia levou-o a falar do sapateiro "aqui do bairro", que também tinha falecido há uns dois dias atrás. "E a gente cá vai ficando..." desabafou, no fim... Tanta conversa sobre o velho que se suicidou, levou-me a pensar, naqueles minutos em que se está à espera da camioneta e não se faz mais nada, em como é preciso coragem para uma pessoa terminar com a sua vida mas que, por muita coragem que isso leve, é a maior cobardia que se pode ter. Por termo à própria vida, por muito má que ela esteja (não faço ideia da idade do "velho", dos problemas que tinha ou não tinha [quer de saúde, quer quaisquer outros], nem sequer sei quem era o homem...), é a forma mais cobarde de resolver os problemas. Claro que, é apenas a minha opinião e espero (mas espero realmente), caso algum dia se precisar, vir aqui ler isto e lembrar-me do que disse. Lembrem-se: "A vida é bela..." (... nós é que damos cabo dela!).

3 Comments:

  • Eu tinha saudades, ao ponto de vir aki todos os dias pa ver se havia algo de novo, mas isso sou eu, q gosto imenso do q escreves, e por mt q me digas q n, eu é q th razão..

    Eu posso dizer q th a mesma opinião que tu, pôr termo à vida, seja lá como for e pelo q for, é um acto de cobardia. Se a mãe natureza nos dá a vida, ela q também a tire na altura devida, há tempo para tudo, até para morrer.

    Como faltaste à festa de ontem, ficas comprometido desde já a ires à de dia 7...lá lá lá lá

    Antes de me despedir, lembrei-me...por causa da tua insistência, tou tentaa a mandar o meu slogan pa frize.

    bjukas

    By Anonymous Anónimo, at 22:12  

  • Se queres que te diga, nao ouvi falar de nada disso (por um lado ainda bem), mas tb moro nas torres. é sem duvida o maior acto de cobardia! Porque se és homem para te meteres nos problemas, tambem tens de ser homem para dar a cara e sair deles e o suicidio é mandar a toalha ao chao, desistir de tudo! Eu falo por mim (e a minha vida ta uma mer** completa), tenho sempre aquela esperança dentro do peito que um dia isto vai ficar diferente, que um dia tudo vai passar e eu vou ficar novamente feliz, mas isto acontece se eu estiver vivo, por isso volto a frizar que o suicidio só demonstra o quanto a pessoa era fraca... Porta-te bem e um abraço

    By Anonymous Anónimo, at 04:59  

  • Tb axo k suicidar ou fazer kalker coisa para acabar cm a vida n leva a lado nenhum...tantas pessoas k kerem viver e k acabam por morrer e as pessoas só pk tem problemas e pk kerem sair deles talvez pk n tem força d vontade para os resolverem matam-se...axo k há smp uma saida n é preciso logo "pegar na faca e cortar os pulsos"...tb n sei o k leva as pessoas a fazerem isso, pensarem k n há saida...e espero nunca m encontrar tão mal assim...mas enfim...matar n é solução

    By Anonymous Anónimo, at 22:46  

Enviar um comentário

<< Home