Coisas que mais ninguém sabe

sexta-feira

7 de Abrilhar


Então olá! Para hoje temos a letra 'T'. Como palavra, "tarraxa".
substantivo feminino, parafuso; cunha; cavilha; utensílio de serralheiro para fazer as roscas dos parafusos;
figurativo, compressão, opressão, despotismo.


Com milhentas e três ideias (e mais umas quantas teorias) que tinha para aqui escrever, estou a ver que isto hoje está escasso (este plafond!!) e fico-me apenas por umas meras palavritas.

Hoje acordei com uma música na cabeça. Daquelas que ouvi na rádio algures num passado recente e acabou por surtir agora efeito. É brasileira, com um refrão fácil de memorizar: "Só penso nela, Quem é ela, O nome dela é Daniela".

Por acaso conheci recentemente uma rapariga deste nome, mas será que foi isso que fez com que a música não me saísse da cabeça? Eu que supostamente sei coisas que mais ninguém sabe, não sei...

Mas como não podia ficar apenas com a música na cabeça, assim que me cerquei (isto hoje!) de um computador com acesso à Internet, a primeira coisa que fiz foi procurar o nome da música e a respectiva letra, com o intuito de a "sacar" da net para meu uso pessoal. Após uma pequena procura, lá encontrei e pus a "sacar" e agora estou confortavelmente a ouvir a música que não me saía da cabeça. Ora isto leva-me ao tão agora badalado assunto mal denominado de pirataria informática.

Fazer o "download" ilegal de músicas (ou outros ficheiros) da Internet, protegidos com direitos de autor. É verdade que estamos a violar os direitos de autor, isso não posso negar. Mas será preciso chamar-nos piratas da Internet por causa disso? Quando se gravava uma telenovela da Televisão, era-se pirata da Televisão? Lá por tirar uma série da net, somos piratas da Internet? Podíamos muito bem ter gravado a série da televisão e depois passado para formato digital. Ao invés disso, encontrámo-la num sítio e fizemos um "download". Partilhar material sem direitos de autor é crime. Concordo. Mas e se nós apenas formos buscar esse material ilegalmente partilhado, sem nós partilharmos rigorosamente nada? Aí de que somos acusados? Se não fizermos partilha, apenas tirarmos para nós (tal qual como quem grava numa cassete a novela da televisão) seremos acusados de quê? A cópia privada está prevista na lei e não é crime! Se também partilharmos, aí já teremos alguma culpa, mas a culpa maior recai sempre (a meu ver) em quem começou por disponibilizar tal material.

E, a meu ver, há uma enorme diferença em quem "tira" um filme para seu uso pessoal e quem o "tira" para ir para a feira vender. Há aqui, para mim, tipos de infracções de leis muito diferentes!! E respectivas sanções também. E esses sim, os que "sacam" para vender, podem ser chamados de piratas informáticos.

Agora querem-nos assustar com uma espécie de chantagem em que se não pagarmos a "multa", levamos com um processo judicial. Oh meus amigos, venham eles! Então nem as multas de condução os portugueses pagam, quanto mais estas... Deixo-vos um site em que podem ler algo mais sobre isto e onde encontram uma opinião pessoal que pode clarificar certas coisas e que deve ser considerado, a meu ver, a ler!
Manifesto
Para verem o efeito que este "manifesto" teve como resposta às recentes notícias, deixo-vos também um site com a reacção à reacção (perdoem a redundância) do manifesto: Notícia no Jornal Notícias

Leiam e andem informados!



Ah, e já agora! Voltando à música que ainda agora estou a ouvir. Aqui fica o site com a letra da música que não me saía da cabeça

E a música é Dani, de Biquini Cavadão...



---
Brevemente: Teoria sobre as mulheres e o C.S.I e loucas histórias de alguém que na sua própria cidade pede informações turísticas a ucranianos

2 Comments:

  • c k então a musica ñ lhe sai da cabeça?? e eu a pensar k era eu...=$ lol, mto bem fabituh, axo k tens futuro nestas andanças da escrita...ux meus sinceros parabens =) lol beijinhux seu mau* lol

    By Anonymous Anónimo, at 00:22  

  • Mais um bom texto e com um tema bem quente. A pirataria informática para mim não existe (ver: http://pela-linha-amarela.blogspot.com/
    do dia 21 Março escrito por Sathanaz). A minha opinião vai de encontro à dele.
    E não sejas assim que tiveste mais de uma hora a melgar-me a cabeça a ver se te conseguia sacar a música.... mas tu encontraste-a 1º ;)

    Beijinho

    By Anonymous Anónimo, at 17:30  

Enviar um comentário

<< Home