Coisas que mais ninguém sabe

quarta-feira

6 de Jubril


Hoje, como palavra, temos uma conhecida: "corisco".
substantivo masculino, faísca eléctrica; centelha que fende as nuvens, sem ser acompanhada por trovões;
figurativo, desaforo; insulto;
dizer raios e coriscos: dizer muito mal de; proferir insultos, blasfémias.


Bem, a adivinha de ontem era (segundo alguns) facilmente descoberta (até já a «postaram» no comentário), mas, como eu disse que dizia, vou dizer: é o relógio, que tem os quartos de hora e as "meias-horas"... Hoje vou deixar outra, a ver se também chegam lá: "O que é que Deus dá duas vezes e, se alguém quiser mais, terá de mandar fazer?". E pensam vocês "Qualquer dia, estás a dar prémios, não?". Ao que eu respondo "Epá, não!", mas até podia ser um bom motivo para vos pôr a pensar. O único prémio que posso dar a quem acerte é uma menção honrosa (o que quer que isso seja...). Mas isso depois logo se vê.
Hoje gostaria ainda de vos deixar uma conversa que tive com um amigo realizada com um programa de troca de mensagens instantâneas ("Ãh?" - "No msn pá!" - "Ah!"). Foi qualquer coisa como isto:
zebra: A advinha das horas é bué fácil btw. [leia-se By The Way]
EU: Leste o comment?
zebra: Ou noutros termos, poder-se-á apontar a fraca profundidade de raciocínio necessária à resolução da supracitada questão que engloba uma pequena e singela ironia à subtil ambiguidade de um pequeno jogo de palavras mascaradas com outras que as desviam do seu duplo sentido para apenas um destes compelindo o leitor a um pequeno exercício que embora interessante poderia ser mais elaborado...
zebra: Arrebentei o meu plafond com esse parágrafo.
EU: Porra [para não escever pior]... Rebentaste mas é com o meu plafond da semana inteira...
zebra: (Nota: Usei o verbo compelir na redundantemente fútil demonstração da futilidade das palavras ditas caras)
zebra: Por acaso gosto de trocadilhos. Advinhas.
EU: Então talvez tenhas uma todos os dias...
zebra: Citando o professor de compiladores: "As ambiguidades da linguagem natural"
EU: Ou não... [relativamente às ditas adivinhas...]
zebra: E quanto mais subtis forem melhor. Principalmente quando a subtileza consegue distrair a atenção do real busílis da questão. O busílis não sei se já usaste. Aprendi com o professor de IA.
EU: Já usei oralmente. [ora aí estava uma boa p'rá semana da letra 'B'...]
EU: "Oralmente falando"...
EU: Lol. [leia-se Laughing Out Loud]
zebra: Lol.
EU: Como é que se chama a essa repetição? Essa figura de estilo?
zebra: Epá é uma redundância. Mas pode ser dito de outra forma acho eu.
EU: Pois pode. Há mesmo um nome p'rá figura de estilo. [nunca me lembro. A sério!]
zebra: Pleonasmo.
zebra: Pleonasmo - figura literária que consiste na redundância de palavras para expressar uma ideia, como em parece-me a mim, entra para dentro, etc.; essa redundância; circunlóquio.
zebra: Olha uma figura de estilo por dia. Lol. Daqui a pouco és uma aula de português.
EU: Lolol... [não sei como vos dizer para lerem isto...]
EU : Qualquer dia...
zebra: http://ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=3718
zebra: Convém é arranjares exemplos. Porque sem exemplos não tem piada nenhuma.
EU: Isso dá muito trabalho...
Eu: Olha, amanhã vou postar o que disseste há pouco no blog, consentes?
zebra: Pode ser.

7 Comments:

  • RACC[leia-se riome alto como o c*#*#*!]
    "(Nota: Usei o verbo compelir na redundantemente fútil demonstração da futilidade das palavras ditas caras)"

    detesto repetir o que é dito nos blogs, mas para sublinhar este trocadalho do carilho que ainda deu para sorrir estupidamente em frente ao pc..:P conversa deveras interessante.
    so mais uma coia acerca dos pleonasmos..

    loira burra :P continua

    By Anonymous Anónimo, at 03:00  

  • Olá! Lool Gostei Do Que Escreveste xD E Knt Ao Coment Que Deixas-Te Nu Meu PB...Bem, Fui Eu Que Escrevi Tudo :) E Podes Usar O Que Quizeres ComCerteza :) Mais Que Autorizado... É Muito Bom Saber Que Há Pessoas Que Gostam Do Que Escrevemos :P Continua A Passar Por Lá Que Eu Passarei Mais Por Cá... Foste Tu Que Me Adicionas-Te No Msn.. Certo? :) LoOl
    ** kISs KiSs **

    By Anonymous Anónimo, at 12:16  

  • Eu axo q sei a resposta....mas inda n vou dizer...no caso de mais algm saber a resposta e n kero q fikes xateado cmg...:s
    Essa conversa com a Zebra...foi o rir aki em casa!! ihihhi

    *****

    By Anonymous Anónimo, at 18:15  

  • Para a zebra não ficar chateada, eu vou ter de intervir e dizer que é a zebra é, afinal, um ele. É verdade, é um ele e não uma ela. Desfeita a confusão?

    Já agora, obrigado "amorsuicida" por deixares usar o que escreveste (partilho do mesmo sentimento que tu, o de ser muito bom saber que há pessoas que gostam do que escrevemos).

    Quanto ao "luis", deixo também um obrigado p'lo seu comment.

    By Blogger fabio_man, at 19:14  

  • ... sinceramente... como é possível uma confusão destas... loira burra e gaja (implicitamente)

    mwah ... :\

    By Anonymous Anónimo, at 19:24  

  • Olhe que não...Olhe que não...

    By Blogger fabio_man, at 19:28  

  • Zebra, diz-se a Zebra e n o zebra...digo eu...mas pela conversa dá pa perceber q é do sexo masculino! ihhi
    Vou-te começar a xamar, sr oportunista! eheehe bincadeirinha

    bjuu

    By Anonymous Anónimo, at 19:54  

Enviar um comentário

<< Home