Coisas que mais ninguém sabe

sexta-feira

Mortinho Às Quinhentas


Epá, ele há frases... Por exemplo: "Deitar? Qual quê? Ficaram foi até às quinhentas...". Alguém me diz quem é que foi o inventor dessa bela expressão? "Até às quinhentas"! Mas quem é que se lembrou disso? Sabem-me dizer? - a sério, se souberem, mandem-me um mail ou assim - Quem é que terá sido a primeira pessoa a usar isso? - não vão ao google procurar isso se faz favor, eu sei que parece daquelas coisas que o dito (não confundir com "ditoso" [palavra de ontem] que é quem tem sorte, etc.) site gosta de pôr em alguns banners (aquela publicidade na Internet), como "qual foi o primeiro dinossauro?" e "quanto tempo tem a Terra?" e coisas assim, mas não vão lá procurar isso - Qual terá sido aquele gajo (ou gaja, quiçá [palavra chiquérrima!]) que se lembrou de usar isso numa frase para aquele sentido? Ficar a pé até às quinhentas... Mas que nexo ou lógica é que isso tem? Está bem, quinhentas são muitas (se fossem belgas [não as de comer, embora seja nesse sentido que aqui ponho tal referência] e fizessem fila para entrar em minha casa, está bem, pronto, eram muitas [ah, eram algumas, vá...], mas se fossem quinhentas moedas de um cêntimo, já não era nada [sempre eram 5 euros, mas 5 euros já não dão para nada - ou quase nada - hoje em dia...] ou se fossem quinhentas gramas - aliás, não estou a empregar correctamente o género, pois, visto que "grama" é uma medida, deveria ser usado o género masculino e a frase correcta seria "quinhentos gramas" [se não sabiam, aprendem agora. E até podem ir ao dicionário confirmar], como seria se fosse com o Metro, Volt, Ohm, Joule, etc., mas não me estava a ocorrer mais nada para continuar o meu ponto de vista, por isso foram as quinhentas gramas - de bife, também não eram quase nada, por isso, é muito relativo essa ideia das "quinhentas".

Outra que costumo ouvir muito (ou ler, como até foi o caso que me despoletou a lembrança dessa frase) é: "Estou mortinho para ir ver esse filme", "(...) para comprar isso", "(...) para fazer isso", "(...) para ir para a cama", "(...) para chegar a casa", "(...) para «inserir aqui a sua coisa preferida que pretenda fazer o mais rapidamente possível»". Quem terá sido (mais uma vez) o belo génio que se lembrou de usar essa expressão? Que pessoa com mais "sem nada para fazer" é que terá visto que ficava giro dizer tal coisa? Giro? Bonito? Pá, bonito bonito, são os [censurado] a bater no [censurado]. Maravilha maravilha, é tirar da mãe e pôr na filha. Feio feio, é o [censurado] murchar a meio. Desleixo desleixo, é deixar os [censurado] bater no queixo. E por aí fora...

Quem é que terá inventado tais expressões (não me refiro a estas últimas - pois, como toda a gente sabe, estas foram [ou não!] inventadas nalgum arraial ali para os lados da Alameda, ou coisa que o valha - mas sim àquelas duas supracitadas antes dessas)? Quem terá sido o autor dessas e outras - que agora não me apetece incluir mas, se as tiverem presentes com vocês (ou se se lembrarem daqui a algum tempo), digam-mas ou "comentem-nas", que eu não agradeço, mas talvez pense nelas - expressões tão (im)populares? Quem terá sido o seu criador? Será que foi aquele tipo do "Gato Fedorento" que diz ser o "inventor de tudo"? Terá sido a Manuela Moura Guedes (que, para aqueles que não sabem [se tal for possível], é a apresentadora do... Sim! Isso mesmo! Do Jornal Nacional! Vêem como chegaram lá?)? Terá sido o Cavaco Silva? Terá sido o Tony Carreira? Ou terá sido o General Mustard com o candelabro na cozinha? [restricted - para não dizer private - joke]

Hmm... Não sei. O que sei é que amanhã vou pegar naqueles belos 5 euros e vou ver aquele filme que ando mortinho p'ra ir ver. Mas só vou à sessão da meia-noite, que é para sair de lá às quinhentas!

5 Comments:

  • Eu sei!!! Fui ao google e encontrei, mas não digo o endereço a ninguém, porque perdi 7h e 38 minutos para encontrar este site que tem coisas que nem as pessoas que sabem o que mais ninguém sabe, sabem!
    Diz-se quinhentas, porque é metade de milhentas, que segundo os antigos tugas do campo era um nº até ao qual ninguém sabia contar, por isso não se atreviam e diziam apenas quinhentas ou quinhentas mil vezes, para se referirem a uma coisa muito gigante!

    By Anonymous Anónimo, at 19:06  

  • n tou com mta cabeça para comentar hj, mas só sei q essa do mortinho é mha, é mha quer dizer, usei-a ontem e tu pimbas, toca a pôr aki, axo indecente!!!
    Quinhentas é giroooo..deitar-me às quinhentas, pois, foi o q fiz ontem, mas é uma expressão popular bastante caricata, há mais, se me lembrar de alguma, venho aqui dizer ;)

    bjuuu

    By Anonymous Anónimo, at 19:16  

  • 7 horas? Era só ires ao google e procurares por "coisas que mais ninguém sabe" e encontras logo este site, este blog. Se foste à procura de quem começou a expressão "às quinhentas", seguiste exactamente o contrário do que pedi. Logo, mais uma vez, a teoria do contra (ou a da psicologia inversa) verifica-se... Quando querem que alguém vos faça algo, digam-lhe para não o fazer...

    By Blogger fabio_man, at 19:23  

  • a falar sobre o jogo de ontem, o scp teve uma oportunidade espectacular, até pq o NewCastle eliminou o Chelsea na Taça de Inglaterra (é uma delas...se tiver errada, paciência), mas só pa dizer, q o NewCastle não é um "mija-na-escada" (por causa das palavras ditas populares e q ngm sabe de onde apareceram)

    bjukas "sportinguistas" durante 24 horas

    By Anonymous Anónimo, at 19:45  

  • Ora bem, pra ti se calhar a frase que se adapta mais é....
    Tens ai quintenhas gramas de coca....cola....:)

    By Blogger Águia Careca, at 23:51  

Enviar um comentário

<< Home