Coisas que mais ninguém sabe

terça-feira

20 de Marceiro - parte 2, take 3, cena 5 e 1/2


A resposta à pergunta de ontem é "a luva" e a palavra de hoje é "degelar".
verbo transitivo e intransitivo, derreter ou derreter-se (o gelo);
figurativo, fazer perder a rigidez; abrandar, amolecer, aquecer.


A continuação (e ligeira modificação) do final alternativo (número 1) desta história.


Voltando então atrás...

(...)
- Epá, sabes aquela cena que eu te queria falar?
- Sim, aquilo que tinhas para me dizer...
- Yá, isso... É que... Ela acabou comigo...
- Acabou contigo? Acabou contigo!? Acabou contigo como???
- Tão, virou-se para mim, com aquelas tretas do costume, que o problema não era eu, era ela e que devíamos dar um tempo porque já não era bem como no princípio e que blá blá blá...
- Yada yada yada, né?
- É... - suspirei eu, deixando o som diminuir enquanto se aproximava do fim
- Então e agora, man?
- Agora não sei... Quer dizer, sei. Sei que alguma coisa vou ter de fazer. Não vou ficar de braços cruzados a vê-la ir-se embora da minha vida.
- Wow! Essa cena é profunda! Devias dizer isso era a ela!
- Pois devia... Mas não sei se sou capaz...
- Não sabes se és capaz? Tu? O "Sr. Eu-Não-Tenho-Vergonha-De-Dizer-O-Que-Quer-Que-Seja-A-Uma-Rapariga" não sabe se é capaz de dizer uma coisa à própria namorada?
- Ex-namorada...
- Porque tu não vais atrás dela e lhe dizes o que me acabaste de dizer e mais umas quantas coisas...
- Oh! Que é que tu percebes disso? Não é fácil! Não é nada fácil!
- Pois não. Mas nada é fácil. Nenhum relacionamento o é. São todos um caso à parte, cada um à sua maneira. Nuns há umas coisas, noutros há noutras...
- Estás a ser extremamente elucidativo. [se esta não foi p'ró plafond, então não sei...]
- Epá! O que eu te estou a tentar dizer é que cada relacionamento tem as suas coisas. Más e boas, mas, para além disso, tem a sua própria maneira de ser. Como começou, porque começou, que confusões já houve, que confusões foram evitadas, o que já aconteceu, o que está para acontecer, etc.. E claro que muitas têm a sua maneira especial de serem tratadas. Não há uma solução genérica para isso. As rosas e chocolates e aqueles cartõezinhos... Epá, talvez resultem, mas não digo sempre...
- Sim, realmente, quando vemos um tipo sozinho com flores na mão sabemos logo que já fez asneira...
- E se estivermos a ver isso com "ela" ao lado, é certo que vai fazer aquele "Oh!" tão suave e subtil e dar-nos uma cotovelada como quem diz "Vês tão querido que é! A mim não me ofereces tu flores..." enquanto nós pensamos "'Tás tramado, meu... Deves ter feito asneira e da grossa! Boa sorte..."
- Yá... - e esbocei um ligeiro sorriso - Nisso tens razão...
- Vá, anima-te que eu vou-te ajudar a dares a volta à situação.
- Ai é? E como esperas tu fazer isso? Posso saber? Só estou um pouco curioso, não é? Visto tratar-se da minha namorada...
- 'Tás a ver? Ouviste-te agora?
- Hein? Que foi que disse?
- "Da minha namorada"! 'Tás no bom caminho... Olha, o que tens a fazer, nesta fase, é muito muito simples... Começa por lhe mostrar como irá ser a vida dela sem ti por perto. Vai até lá onde ela trabalha e diz-lhe isso. Começa por fazer conversa, levantando subtil e agilmente as pequenas coisas que faziam quando estavam juntos (para além disso, é claro!) e que ela gostava imenso. Vais ver que vai ficar toda nostálgica e a ter dúvidas se devia ou não ter acabado contigo...
- E depois disso?
- Depois, meu caro amigo, faz de conta, mas não exageres, senão deitas tudo a perder, de que não vais sentir saudades disso e que foram bons momentos mas que acabaram... Não porque quisesses, mas que, visto terem acabado, há que seguir em frente...
- Ah... Como a do "foi bom enquanto durou... Mas olha, agora já acabou..."
- Exacto! Ela vai pensar nesses bons tempos, vai ficar com dúvidas, vai ver que até gostavas desses momentos e, estranhamente, ela também gostava. Vai ficar com remorsos, segundos pensamentos, vai ver que não devia ter acabado contigo e em menos de 24 horas está a convidar-te para ir beber café ou para passares lá para conversar ou qualquer coisa do género.
- Hmm! E se isso não resultar?
- Se isso não resultar? Então aí passamos ao plano B.
- E isto é o plano A, certo?
- Não, isto é uma ideia que tive há pouco... Claro que isto é o plano A.
- E se não resultar, passamos ao B?
- Como é óbvio e lógico...
- E, não sei, chama-lhe curiosidade, existe plano C?
- Isso, meu amigo, já só mesmo em último recurso... É de evitar o plano C.
- Ai é? Então porquê?
- Nem queiras saber...
- Não, conta lá! Que mal poderá fazer? Pior que estou não posso ficar. Posso?
- Não sei... Talvez... Mas ouve, tenta primeiro o plano A e depois se não funcionar, pede-me o B.
- Porque não me dizes já...
- Estás doido? Nunca saber o plano B antes de se ter concluído o plano A com a correcta e necessária precisão que este assim o requer.
- Porquê?
- Porque podias estragar tudo e depois nem o plano C te salvaria...
- Como é que eu estragaria tudo sabendo o B antes de acabar o A?
- Porque estarias tentado a juntar os dois. Poderias enganar-te. Cometer um ligeiro erro e misturá-los e aí, meu amigo, aí, seria o fim!
- Por me ter enganado com os planos?
- Sim. Por te teres enganado com os planos.
- Se tu o dizes...
- Acredita que é verdade...
- E como sabes tanto desses planos?
- Isso... Isso é um segredo que está para além daquilo que de mais secreto possas imaginar...
- Não queres dizer, é?
- A seu tempo... A seu tempo...
- Então tento o plano A e depois pergunto-te o B?
- Se o A não der...
- E se o A der?
- Então ficas satisfeito. Recuperas o que querias.
- Mas fico sem saber o B?
- Sim, mas o A já te ajudou, para que queres o B?
- Sim, realmente tens razão, mas gostava mesmo assim de saber o B.
- Epá, então eu conto-te o B, quer tenhas conseguido com o A ou não, ok?
- Está bem.
- Mas só depois de teres posto o A em prática, ouviste?
- Sim sim... Eu sei... Senão blá blá blá...
- Nunca te esqueças disso...
- Está bem, está bem... Estou a ver que percebes bastante sobre mulheres e relações...
- Um bocado... Olha, estou aqui entalado nestas palavras-cruzadas. Diz-me aí uma palavra com quatro letras que descreva um sentimento entre duas pessoas...

7 Comments:

  • os homens são mesmo uns insensíveis!! Rosas e chocolates??? Ó meus amigos, hj em dia isso já n pega, têm de fazer mt mas mt melhor do q isso....
    Mas o plano A té q resulta na maioria das vezes (para grande drama das mulheres q se kerem ver livres dos ex's e começam a pensar nas coisas boas, eskecendo-se das más...cabecinha de mulher é o q é..).
    uma palavra com 4 letras relacionada com sentimento...eu n digo q os homens são insensíveis? ;)

    Hj n comento a palavra, mt básica =p

    bjukas de uma mulher feminista, q adora surpresas e detesta receber rosas e chocolates....

    By Anonymous Anónimo, at 22:53  

  • Epa.. Achei Piada Dessa Do "Quando Vemos Alguem CoM Rosas Na Mao Ja Fez Asneira" Serão As Raparigas ´Tão materialistas Assim? Que Presiçam De Presentes? :| Mauh Mauh... Palavras Verdadeiras E Vindas Directamente Do Coração Já Começa A Ser Melhor :) Mas Concordo Cm A Comentadora Oficial... As Mulheres Ainda São Manteiga ;)
    * KiSs *

    By Anonymous Anónimo, at 23:20  

  • Bem....É uma cena do nosso quotidiano, mas quando chega aquela parte dos planos um gajo fica todo trocado.....

    A cena das flores é mesmo de ter pena dos gajos.....

    Ou então não....:)

    By Blogger Águia Careca, at 00:46  

  • Be qt à palavra que ele se refere na ultima linha referindo-se às palavras cruzadas é claro que estava a falar de AMOR!!!!

    By Blogger Águia Careca, at 00:47  

  • [ironic mode] Oh Águia Careca, mas tu sabes coisas... Com que então era o AMOR, hein? Quem diria?...
    [/ironic mode]

    By Blogger fabio_man, at 01:06  

  • mas quem é que escreve estes textos LOL....

    fica bem, menage

    By Anonymous Anónimo, at 19:01  

  • bem akela parte dos planos...ate eu fikei curiosa para saber kal é o plano B ... será k isso das flores inda resulta? e os chocolates? pa engordar + ? loool na brinca...

    By Anonymous Anónimo, at 01:57  

Enviar um comentário

<< Home