Coisas que mais ninguém sabe

segunda-feira

27 da TVI


Pois foi, a semana do 'N' teve apenas uma entrada... Viagens e posts não combinam, logo só teve um "dia" a semaninha do 'N'. Como achei mal, decidi hoje colocar outra palavra 'N'-começada, apesar de pôr à mesma uma 'O'-começada, como seria o previsível...
Primeiro: "necrófago".
adjectivo, que se alimenta de animais ou de substâncias em decomposição.

Segundo: "otomano".
do Árabe othomani
substantivo masculino, turco; indivíduo dos Otomanos; habitante da Turquia;
adjectivo, relativo ou pertencente à Turquia;
substantivo masculino, (no plural) povo que primitivamente habitava o Turquestão ocidental e mais tarde formou o antigo Império Turco.


Como já devem ter reparado, as palavras têm tudo a ver uma com a outra. Mas dizia eu que viagens e posts não combinavam. E é verdade: quando se vai lá para aquelas terrinhas que ficam a "anos-luz" da capital, é difícil ter acesso a um computador ligado à vasta Internet. Nem rede nos telemóveis às vezes há, quanto mais... Pareço quase aquele puto pastor que foi à TVI (ou a TVI é que foi a ele, resta ainda descobrir) queixar-se que não tinha o computador que queria, porque tinha de ficar a guardar as ovelhas e os pais não tinham dinheiro e a civilização tinha-se esquecido daquela aldeia e passado ao lado e não-sei-que-mais... Epá, temos pena, ? Então vai de oferecer o raio de um portátil ao chaval ligá-lo à Net para que ele possa agora, depois de um dia duro no campo com os animais, ir vêr os PhotoBlogs das pitas da aldeia ao lado, onde a civilização já marcou a sua presença. Óbvio que, novo como é naquilo, só quer é experimentar... E então fica a fazer comentários inúteis à Catawina que é "(...) toda gira e fazes-me lembrar a ovelha #21, com quem tenho uma relação mais especial...". Claro que à bom Pastor que é, tem que ter logo um mail do «Mail-Quente» (leia-se Hotmail) e, homem que é homem, não tem um mail do Hotmail sem ter MSN. E pronto, aí está mais um daqueles com nicks como "Ausente - Fui levar as ovelhas lá acima ao monte" ou "Ocupado - Fui dar comida aos porcos" ou ainda "Volto já - Fui prender o touro que estava a surpreender a vaca branca". Depois começa a ficar até as 4 no paleio com os novos amigos virtuais e, no dia seguinte, que se tem que levantar lá p'rás 6 para ir fazer o que quer que seja que ele faz, está cheio de sono e fica na cama até ao meio-dia. As ovelhas entretanto fugiram, o touro já surpreendeu as vacas todas e agora anda p'los campos à procura de uma boa «erva» para relaxar um bocado e os porcos morreram não à fome, mas por terem sido violentamente pisados pelas vacas doidas que andavam a fugir do touro possante que bem as surpreendeu.
Conclusão: Lá voltou a TVI a fazer mais uma família feliz...

Falando ainda a sério, não sei como é que a TVI consegue fazer essas reportagens... Já tivemos putos dos Açores que dançavam ballet, jovens pastores sem acesso a tecnologias, avós com casas a cair aos bocados a terem que sustentar 100 netinhos, arrumadores de carros a quem já saiu o Totoloto mas que, mesmo assim, conseguiram gastar tudo em poucos meses e tiveram de voltar p'rás ruas dizer "Destroce...Venha chefe, venha... Pára! 'Tá bom! Orienta[1] lá uns euros...", miúdos que nunca tinham visto o mar, etc. Podia estar aqui o resto do post todo a dizer reportagens da TVI que ele nunca mais acabava. Felizmente para mim e para vocês, não vou dizer mais porque acho que as que já disse já dão para vos fazer ver a ideia. Quando não há atentados, guerras ou acidentes graves pelo Mundo fora, ou não morrem pessoas importantes (leia-se conhecidas por uns quantos), ou não há notícias de Futebol a dar, a TVI «surpreende-nos» com estas belas notícias.

De nada, TVI!


---
[1] Boa palavra para amanhã, não?

5 Comments:

  • Olá! Pois é já há algum tempo que por aqui não passava! Mas pelos vistos pouco perdi!
    Bem este assunto "dava pano p'a mangas" pois as reportagens da TVI são sempre deveras interessantes e sempre bastante... digamos culturalmente ricas... Como aquela reportagem sobre o sadomasoquismo em plena hora de jantar, com tantas criancinhas a assistir ou aquela sobre o viagra em que a esposa, para aí com uns setentas anos dizia - "Desde que começou a tomar o medicamente meu marido nunca esteve tão bem, estou tão feliz!" Enfim, mais palavras para quê?!
    Bom mas e a viagem foi grande? Isso é que não contaste!
    Bjs e fica bem
    PP

    By Anonymous Anónimo, at 13:35  

  • Ora comecemos então....TVI. Simples e certo: n vejo. ponto. mas apanhei com a reportagem do meninos das ovelhas 2 vezes pq a mha avó keria ver, e lá tive q gramar com aqla xaxada toda. É daqueles canais q axo q n fazem muita falata à sociedade, visto que só embrutece culturalmente toda a gente, vão buscar as coisas mais surreais para fazerem reportagens ainda mais surreais, mas é disso q o povo gosta, e é isso q a TVI lhe dá. Como técnica de comunicação, e como muitas vezes dizemos, a TVI nem televisão é....é uma novela q dura 24 sobre 24 horas. Não consigo perceber como é que algm ainda consegue ouvir a Manuela Moura Guedes a dar palpites de tudo e mais alguma coisa, se nem jornalista ela é 8e tb n acabou o curso de direito onde estava, pelo q sei...mas pornto, isto são outras coisas).

    TVI....Vai, mas não voltes.

    Sobre o que escreveste, ainda me ri, pelas conclusões a que xegaste dps das supostas reportagens ;)
    Já postavas era mais vezes, tens mais fãs do q imaginas.

    Espero q essa viagem te tenha feito bem.

    (post enorme)

    ***

    By Anonymous Anónimo, at 18:28  

  • post n..comentário...:s keimadura de neurónios :P

    By Anonymous Anónimo, at 18:29  

  • oi...olha sei k n fazes a minima ideia de kem eu poxa ser...mas eu sou amiga da nanokas..exa kida...e dixe-lhe k tu tens mt talento e mt futuro..sinceramente e a serio...tens mt talento msm...eu n li tudo o k escreveste...apenas li alguns, mas os k li, são incriveis..tão msm mt bons, e kero dsd ja aki dzr k o teu futuro é promixor...parabens por exa espontaneadade e sentido de humor...tu tas la definitivamente...eu sei k parece tanga o k digo e k n levas a serio...mas as tuas capacidades são raras e de uma kualidade imprexionante...só tens k ter força de vontade e acreditares em ti msm!! lê plo menos o k aki escrevo e pensa seriamente no k te digo...e ja agora...mt sorte na tua carreira de guarda-redes...SPORTING PA SMP...eu tb sou leão...lololol e o meu objectivo curiosamente é jogar em alvalade..kem sabe junto de ti...a sério fabio acredita em ti...e acima de td mantem exa humildade...axim se identifikam os grandes campeões...e tu és um campeão...força e um grande abraço...continua axim...fika bem...ass: Bruno Rodrigues..

    By Anonymous Anónimo, at 20:48  

  • É por essas e por outras que não vejo tv! Detesto telenovelas e esses programas de chacha que ainda sao piores que as telenovelas. Adoro cinema porém, isso não passo sem. Estou apaixonada pelo teu blog... viciei-me! Fazes-me sentir uma miuda... ao ler-te. bj

    By Anonymous Anónimo, at 18:52  

Enviar um comentário

<< Home