Coisas que mais ninguém sabe

terça-feira

28 pré-São Pedro


Bem, como o prometido é de vidro, cá vai a palavra que disse ontem que punha: "orientar".
verbo transitivo, determinar a posição de um lugar em relação ao oriente;
figurativo, guiar; dirigir; encaminhar; informar; esclarecer;
verbo reflexo, reconhecer a situação em que se encontra; determinar o caminho a seguir; reconhecer, examinar cuidadosamente os diferentes aspectos de uma questão ou assunto.


Antes de mais, quero começar aqui por dizer que amanhã (daqui a uns minutos, p'la hora que escrevo isto) será dia de São Pedro. O Santo que, segundo o que me parece, passa mais ao lado da população. Ouve-se muito falar no Santo António e nas suas marchas e não-sei-quê e 'tá tudo muito bem. E apesar de ser mais um Santo cá de Lisboa, lá no Porto também o conhecem. E já que falamos no Porto, temos o São João que lá é feriado (como em Lisboa é o de Santo António) e dá direito a mais festas e mais não-sei-quê's. Mas quando se trata do São Pedro, a verdade é que pouca gente sabe que é dia 29 de Junho. Acho que talvez seja feriado (ou não, não garanto... Não confirmo nem desminto, como já dizia fulano ou beltrano) no Montijo, lá do outro lado, ou pronto, quanto muito sabe o pessoal daí que é dia de São Pedro, apesar de não saber o que realmente se passa por lá nesse dia, visto que só tive conhecimento por meríssimo acaso hoje, quando ia a passar na rua e ouvi um casal de meia-idade a comentar isso. Até estranhei que soubessem, mas depois lembrei-me que, p'la idade que têm, essas coisas eram ensinadas e decoradas e então deixei de estranhar e até aprendi que, pelo menos, havia pessoal numa certa região que sabe que dia 29 de Junho é dia de São Pedro. Digo isso porque grande parte do pessoal não sabe isto. Eu sei porque nasci nesse dia. É verdade, dia 29 de Junho de 1985, o Mundo via nascer um génio no Hospital Egaz Moniz. Curiosamente, foi também nesse dia que eu nasci, numa sala ao lado. Há quem pense que o facto de eu ser Fábio Pedro não tem nada a ver com ter nascido no dia de São Pedro. E está certo. Eu tenho Pedro no nome porque, segundo a minha mãe, o seu avô era Pedro e era uma pessoa muito querida para ela. Mas eu digo sempre: "29 de Junho, dia de São Pedro... Fábio Pedro, muito prazer!" para que possam tentar fixar o meu aniversário. Estranhamente, não tem ajudado muito, mas isso pouco importa... Não foi por isso que me deixei de tornar alto, loiro, bonito... Ah, esperem! Só não me tornei foi loiro. Paciência!

2 Comments:

  • Eu sei q dia 28 (ontem) foi feriado aqui no Barreiro, mas depois confirmo com o meu avô se hj é feriado no montijo ;)

    Passei para te dar mais uma beijoca de parabéns, pode ser q a sms e a msg no mensager n sejam suficientes para recordar um dia como este, 20 anos....fica aki mais uma mensagem de parabéns e q td corra como keiras, sem pessimismos, oki? ;) faz lá esse favor, q isso n combina ctg.

    Vou fazer de um tudo para te dar o que te quero mesmo dar pelos anos, ideias aceitam-se também.

    Bjuka mt gande pa um bébé mt kido, n, n é o génio q nasceu no kuarto ou na cama ao lado, é pa tu mesmo.

    ******

    By Anonymous Anónimo, at 00:20  

  • Parabéns a você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida!!!
    Pois sim sr., nascer no dia de S. Pedro, não deve ser mt gente a consegui-lo! Pra tua informação é feriado também em Sintra, Cacém e Évora!
    Viste, afinal não sou só eu a achar k tens um talento escondido! Devias pensar nisso à séria! Acredita!
    Muitas prendinhas e felicidades,
    Bjs
    PP

    By Anonymous Anónimo, at 13:27  

Enviar um comentário

<< Home