Coisas que mais ninguém sabe

quarta-feira

29 dia de São Pedro


Palavra de hoje: "onzeneiro".
adjectivo e substantivo masculino, onzenário; usurário; mexeriqueiro; intrigante.


Pois é, como toda a gente sabe, hoje é dia 29 de Junho. E é dia de São Pedro. E, após informações de terceiros e alguma pesquisa no google, parece que é feriado municipal em Felgueiras, Montijo, Évora, Ribeira Grande, Sintra, Cacém (segundo uma certa pessoa que me proibiu de dizer o seu nome - viste Liliana, como eu não disse!), Seixal e Póvoa de Varzim... Não dou 100% de certezas, mas acho que nessas zonas é feriado hoje. Mas, para além disso tudo, é também o dia em que eu faço anos. E, só por isso, devia ser feriado nacional! Mas eu não quis...
Para hoje tinha pensado pôr aqui uma coisa engraçada que li recentemente num mail que me chegou à caixa de correio electrónica, mas, mais uma vez esta semana (não que as esteja a contar, mas já é a 3ª), vou adiar a colocação desse texto para outro dia (talvez amanhã, se não chover...) e vou hoje, a pedido de várias famílias (e quando digo várias, digo aí umas 3, 15 famílias), pôr algo sobre mim. Sobre quando era mais novo. Sim, porque eu ainda sou novo. Faço 2 décadas como ontem alguém fez questão de me lembrar, mas, ainda ontem, também, me foi dada a belíssima idade de 16 anos. Eu sei que quando (des)faço a barba, aparento ser mais novo, mas 16 anos é uma boa marca a conservar para alguém que, agora, já tem 20. Jovem e jovial (ai esse plafond...). Mas fazer anos tem que se lhe diga. Por exemplo, as cento e trinta e duas maneiras de receber uns "Parabéns!". Sempre que faço anos, tento arranjar uma maneira de agradecer e fingir surpreendido. Por isso, ontem após a meia-noite, quando me deram os parabéns (só pus esta conversa toda p'ra dizer que houve quem me tivesse dado os Parabéns logo depois da meia-noite), agradeci da mesma forma que aquele actor quando ganha o Óscar faz, parecendo que não estava nada à espera, apesar de lá por dentro saber que ia ganhar, ou, pelo menos, querê-lo muito. Então disse a quem de deu os Parabéns: "Txii, obrigado! Não estava nada à espera... Não sei... Nunca pensei... Obrigado, a sério!". Essa é talvez a centésima nona maneira de receber uns "Parabéns". Sim, se não estou em erro, é essa mesmo!
Mas dizia eu há pouco, mais em cima, que ia inserir (para não dizer "colocar" outra vez) aqui algo sobre mim, algo sobre quando era mais novo. Lembrei-me há pouco que podia ser algo interessante, não sei, para os poucos que lêem isto aos ziguezagues. Vou-vos então contar de como quando era (ainda) mais jovem, praí com os meus 10, 13 anos, o que costumava fazer quando aparecia alguma rapariga pela qual eu me sentia atraído. Descobria primeiro o seu nome e, depois de o saber, dizia-o baixinho, antes de "e Fábio", e depois trocava, dizendo "Fábio e" e o seu nome. Imaginava os dois nomes juntos, num cartão de convite para o casamento. A ver se soava bem. Até chegava, por vezes (vejam só a moca com que eu não devia de estar), a imaginar mesmo o padre a dizer aquelas míticas palavras "E tu, abc, aceitas, xyz, como teu legítimo..." e se soassem bem (o que acontecia sempre), lembro-me que ficava feliz por pensar que talvez... Mas isso era quando tinha 10, 13 anos que fazia isso... Hoje em dia, já só penso em casamento quando é para ir ao de alguém, na esperança de ver lá umas damas-de-honor solteiras e boas... Raparigas!

2 Comments:

  • Ena, ena! Três dias de blog seguidos...
    Pois é, já ninguém fax 20 anos. Vais ver k daki para a frente é só vê-los a passar!
    Aí está uma grande surpresa não fazia de ti um rapaz tão romântico (pa altura dos 13 anos quero dizer)! E axo k sim casamentos só mm os dos amigos é k dá!
    Bjs e fica bem
    PP

    By Anonymous Anónimo, at 13:26  

  • Rsrs!! Como as coisas mudam... passaste de principe a sapo! O romantismo é algo que faz muita falta hoje em dia sabias? Um dia que te apaixones a sério irás voltar a te sentir assim... um puto de 13 anos a colar o teu nome no dela. Aguarda...

    By Anonymous Anónimo, at 18:39  

Enviar um comentário

<< Home